quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A vida em meu lugar
Vim morar aqui na Zona Rural de Caucaia,aos oito anos e já se passaram quarenta e oito anos que resido no mesmo local.
A minha infância foi muito sofrida. Comecei a trabalhar bem cedo em casa de família e na roça. Nesse tempo, não existiam muitas casas,só havia mata fechada e era cheio de veredas( caminho estreito, atalhos).
O meio de sustento das famílias era a agricultura,plantação de cana, banana, milho, feijão e outros alimentos. Era muito bonito vê as plantações verdinhas e os riachos, tinha bastante "embrejado". Não faltava água para ninguém.
E as crianças... Acordavam cedinho para irem trabalar nas fazendas em troca de tostões. As mães iam para as casas de família e os pais iam pescar ou trabalhar na lida do roçado para ter o que comer.
Nos primeiros anos quando cheguei, só estudava quem tinha condições de comprar o material escolar, porque era caro. Hoje em dia, em relação à questão de estudos está mais acessível e mais fácil. Há várias escolas. Nossos filhos e netos não têm o que reclamar. Entretanto, não existe mais o verde de antes. Derrubaram tudo para construírem casas e para fazer carvão. As plamtações são poucas. Não se vê mais o brilho das águas dos riachos e lagos. Nem as crianças brincando nas águas,por conta da insegurança que aumentou bastante.
Gostaria que meus filhos e netos usufruíssem o que pude viver na infância. Apesar das dificuldades foi muito bom esse período em minha vida. Foi um tempo difícil, mas com fartura e tranquilidade. Muito do que se viu antes não existe mais.
O lugar em que vivo foi muito rico em beleza. Amo viver ainda aqui,pois foi onde cresci,casei e tive meus filhos e agora meus amados netos. Somos bem felizes e pretendo morar aqui até quando Deus me levar.


Tamires Alves Barros, aluna da EEIEF Vivendo e aprendendo, Caucaia-Ce.
Texto selecionado pela Comissão Julgadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, na categoria Memórias literárias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário