sábado, 6 de outubro de 2012

Caucaia bela
Entre serras, sertão e mar
Nasceu a Vila Soure
Era um pequeno lugar
Que pudemos transformar.

Desta vila surgiu Caucaia
Que significa mato queimado
Nome dado pelos índios tapebas
Que moram no povoado.

Cresceu lentamente
Aos comandos dos coronéis
Era terra de homem valente
Mas de pessoas fiéis.

Ah! Minha querida Caucaia
Tu tens muito pra mostrar
Serras, sertão e o mar
Que os turistas gostam de visitar.

Agora é um vaivém danado
O povo não fica parado
Tem ambulantes no mercado
É tudo muito agitado
E o progresso está por todo lado
Eu não posso ficar calado
Vendo meu cantinho bem mudado.

Oh! Caucaia
És mesmo nossa estrela ofuscante
Até parece um belo diamente
Que todos ficam radiantes
Principalmente, seus visitantes.

E, o progresso já chegou!
E o turista vem visitar
Agradeço a quem governou
Fazendo de Caucaia esse lindo lugar.

Ah! Querida Caucaia
Hoje tu se destacas
Construindo indústria e fábrica
Trazendo emprego pra cá
Pra essa gente tão pacata.

Tem até o Rio Ceará
Que sofre com a poluição
E o nosso povo como ficará?
Sem este rio do coração!

Os governantes podem cuidar
E transformar a minha nação
Sou pequeno mas posso ajudar
A zelar a terra que é meu chão. 


Hellen Gracie Monte Pinto, aluna da EEIEF Luiz de Gonzaga Fonseca Mota, Caucaia-Ce.
Texto selecionado pela Comissão Julgadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, na categoria Poema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário