A localidade de Santa Bárbara, apelidada de Capine, situada a 54 km de Fortaleza, Ceará, pertencente ao distrito de Sítios Novos e é o resultado da desapropriação da Fazenda Capine para fins da reforma agrária. Possui cerca de cem famílias que sobrevivem principalmente da agricultura e piscicultura. Contudo, esta comunidade, bem como todas as que pertencem ao distrito de Sítios Novos estão sentindo-se ameaçadas devido às negociações do governo municipal e a empresa ESTRE para a implantação de um aterro de lixo químico em suas terras.
Segunda a ESTRE, a implantação de uma filial da empresa trará vários benefícios, dentre eles a geração de empregos para a comunidade, porém, alguns dos moradores continuam em dúvida e se perguntam que benefícios serão estes. Outros, no entanto, já estão lutando contra o que eles chamam de lixão, pois, segundo pesquisas, já aconteceram no mundo inteiro, graves acidentes devido ao trabalho com este tipo de resíduo. A exemplo disso, temos os acidentes químicos de Goiânia, com mais de 10 mortos, e o de Bhopal na Índia que fez e continua fazendo centenas de vítimas.
Um lixão ou aterro como o que a empresa ESTRE pretende implantar em Sítios Novos é uma forma de agressão contra o meio ambiente, pois, manipulam substâncias como o chumbo, zinco e mercúrio, derramando óleos e dejetos químicos no solo e nos rios.
É necessário questionar onde estão os órgãos defensores do meio ambiente que deveriam juntamente com a escola e a comunidade incentivar e apoiar a não construção do lixão e até então não se manifestaram. Diante desta realidade os moradores em parceria com uma das maiores escolas da região, a E.E.M. Alice Moreira de Oliveira, estão desenvolvendo projetos, apresentações e abaixo-assinados para esclarecer a comunidade sobre os malefícios do lixão e fortalecer a resistência da população contra a construção deste aterro, pois somos amigos do meio ambiente e votamos contra o lixão.
Glauber Gomes da Cruz, aluno da
EEM Alice Moreira de Oliveira, Caucaia-Ce.
Texto selecionado pela Comissão Julgadora
Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, na categoria
Artigo de opinião
Nenhum comentário:
Postar um comentário